Sónia Costa

Atualizado em Agosto 30, 2022

Ideias e Oportunidades de Negócios

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Ideias e Oportunidades de Negócios

Públicos-Alvo

  • Todas as pessoas interessadas em desenvolver os seus negócios.

Visão geral

 

Breve descrição do curso

Tens ideia para alavancar um negócio, mas não sabes como o fazer? O curso de “Ideias e oportunidades de negócio” é dedicado a quem tem a ideia, tem a vontade, mas não sabe como projetar o sonho em realidade. Desde a constituição da empresa, tipos de empresa, e outros assuntos relevantes, neste curso de 20 horas encontras tudo o que precisas para levar o teu projeto para a frente. É um curso extenso, bastante pormenorizado com bastante teoria e muitos trabalhos práticos para consolidares o que aprendeste nas aulas assíncronas. No final tens um teste de avaliação que engloba toda a matéria dos nove módulos.

 

Objetivos

Identificar os desafios e problemas como oportunidades.

Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado.

Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.

Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio.

Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso.

Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução.

Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.

 

Conteúdo Programático

Módulo 1

Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio

Noção de negócio sustentável

Identificação e satisfação das necessidades

Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores

Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação

Módulo 2

Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio

Conceito básico de negócio

Como resposta às necessidades da sociedade

Das oportunidades às ideias de negócio

Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias

Análise de uma ideia de negócio – potenciais clientes e mercado (target)

Descrição de uma ideia de negócio

Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes

Módulo 3

Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado

Formas de recolha de informação

Direta

Indireta

Módulo 4

Análise de experiências de criação de negócios

Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo

Por sector de atividade/mercado

Por negócio

Modelos de negócio

Benchmarking

Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes

Parceria de outsourcing

Franchising

Estruturação de raiz

Outras modalidades

Módulo 5

Definição do negócio e do target

Definição sumária do negócio

Descrição sumária das atividades

Target a atingir

Módulo 6

Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios

Meios e recursos de apoio à criação de negócios

Serviços e apoios públicos – programas e medidas

Banca, apoios privados e capitais próprios

Parcerias

Módulo 7

Desenvolvimento e validação da ideia de negócio

Análise do negócio a criar e sua validação prévia

Análise crítica do mercado

Estudos de mercado

Segmentação de mercado

Análise crítica do negócio e/ou produto

Vantagens e desvantagens

Mercado e concorrência

Potencial de desenvolvimento

Instalação de arranque

Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social

Módulo 8

Tipos de negócio

Natureza e constituição jurídica do negócio

Atividade liberal

Empresário em nome individual

Sociedade por quotas

Módulo 9

Contato com entidades e recolha de informação no terreno

Contatos com diferentes tipologias de entidades

Documentos a recolher

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4 Estudantes
33 Cursos
Nascida há 45 anos na cidade do Porto, reside atualmente em Ovar. Possui o Curso Superior de Cine vídeo tirado na Escola Superior Artística do Porto em 1999. Licenciada em Marketing, Publicidade e Relações Públicas pelo Instituto Superior de Paços de Brandão. Pós-graduada em Gestão e Coordenação da Formação e Gestão de Recursos Humanos (pela Rfaconsulting, Vila Nova de Gaia) Formadora desde 2020.

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