Contabilidade e Fiscalidade
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GESTÃO DE COBRANÇAS
BREVE DESCRIÇÃO DO CURSO
Toda a empresa necessita de cobrar. São inevitáveis os atrasos e inclusive alguns incobráveis. Cobrar hoje é uma tarefa muito difícil e que requer um cuidado especial para ser concretizada rapidamente e com êxito. Toda a empresa necessita de uma estratégia de cobrança, e formação adequada de quem a executa, a fim de evitar processo judicial.
DESTINATÁRIOS
Responsáveis do departamento de cobranças, gestores de cobranças, gestores, credores, todos os interessados em aprofundar o conhecimento nesta área.
DURAÇÃO E LOCAL
TIPO DE FORMAÇÃO
Forma de Organização da Formação: E-learning
VALOR DO CURSO
69,90 €
OBJETIVOS
- Dotar os participantes de conhecimentos básicos e essenciais para um aumento de eficácia no processo de cobrança
- Aumentar a capacidade de resolução e negociação nos e dos processos de cobrança
- Preparar de forma eficaz um contato de cobrança com um cliente
- Efetuar contatos de cobrança, de forma assertiva, mantendo a fidelização do cliente.
PROGRAMA
Módulo 1 – Relação com o Cliente
- Que relação tem com o cliente
- Qual a proximidade emocional e afetiva
- Quantos anos de relação comercial
- Que peso esse cliente tem na tesouraria vs vendas da empresa
- Quando começa o processo de cobrança?
Estratégias de cobrança
- Conferir dados do cliente (debito, histórico e falhas, etc)
- Não hesitar na hora da cobrança
- Manter a educação
- Colocar-se no lado do cliente
- Oferecer diversas opções de pagamento
- Solicitar pagamento com a adjudicação e/ou antecipados
- Informações claras nos documentos e negociações
- Incentivar pagamento imediato
- Solicitar pagamentos parciais
- Solicitar pagamento com a adjudicação/antecipados
- Identificar as receitas vs despesas
- Manter bom relacionamento com clientes e fornecedores
- Tempo entre a venda e a data de recebimento
- Quando ocorre o incumprimento
- Fatores que explicam esse incumprimento
- Cobrança por carta e ou e-mail
- Cobrança telefónica
- Cobrança Pessoal
- Cobrança por Terceiros
- Cobrança por Contencioso
- Negociação na hora da compra
- Relação Comercial vs Relação Financeira
- Planos de pagamentos
- Cobrança vs fornecimentos
- Quando enviar para contencioso?
- Porquê?
- Vantagens e Desvantagens?
METODOLOGIA
O curso decorrerá em regime de ensino à distância online (E-learning) na plataforma de aprendizagem Moodle da Census Academy, 100% em sessões síncronas.
Maioritariamente, será utilizado o método ativo, mas também o interrogativo e o expositivo. Exercícios práticos, trabalhos de grupo, jogos pedagógicos, debates de ideias são as técnicas pedagógicas a utilizar no âmbito do método ativo, complementando com a exposição dialogada, com recurso a apresentação powerpoint e visualização de vídeos. Os métodos interrogativo e expositivo são usados como métodos auxiliares, através da técnica das perguntas e exposição, respetivamente.
AVALIAÇÃO
Avaliação Sumativa – 40% da nota final – nota obtida no teste final
Escala de classificação: 0 a 20 valores
Considera-se com aproveitamento no curso, os formandos que obtiverem uma classificação mínima de 10 valores, permitindo acesso ao certificado emitido pela SIGO.
PRÓXIMOS CURSOS
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Porquê escolher a Census Academy?
Através de cursos de qualidade à distância pretendemos potenciar as competências dos alunos. Pretendemos que os nossos alunos aprendam a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando todo o curso ao seu ritmo, dentro do prazo.