Públicos-Alvo
- Todas as pessoas interessadas em desenvolver os seus negócios.
Visão geral
Breve descrição do curso
Tens ideia para alavancar um negócio, mas não sabes como o fazer? O curso de “Ideias e oportunidades de negócio” é dedicado a quem tem a ideia, tem a vontade, mas não sabe como projetar o sonho em realidade. Desde a constituição da empresa, tipos de empresa, e outros assuntos relevantes, neste curso de 20 horas encontras tudo o que precisas para levar o teu projeto para a frente. É um curso extenso, bastante pormenorizado com bastante teoria e muitos trabalhos práticos para consolidares o que aprendeste nas aulas assíncronas. No final tens um teste de avaliação que engloba toda a matéria dos nove módulos.
Objetivos
Identificar os desafios e problemas como oportunidades.
Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado.
Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.
Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio.
Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso.
Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução.
Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.
Conteúdo Programático
Módulo 1
Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
Noção de negócio sustentável
Identificação e satisfação das necessidades
Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
Módulo 2
Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
Conceito básico de negócio
Como resposta às necessidades da sociedade
Das oportunidades às ideias de negócio
Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
Análise de uma ideia de negócio – potenciais clientes e mercado (target)
Descrição de uma ideia de negócio
Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
Módulo 3
Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
Formas de recolha de informação
Direta
Indireta
Módulo 4
Análise de experiências de criação de negócios
Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
Por sector de atividade/mercado
Por negócio
Modelos de negócio
Benchmarking
Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
Parceria de outsourcing
Franchising
Estruturação de raiz
Outras modalidades
Módulo 5
Definição do negócio e do target
Definição sumária do negócio
Descrição sumária das atividades
Target a atingir
Módulo 6
Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
Meios e recursos de apoio à criação de negócios
Serviços e apoios públicos – programas e medidas
Banca, apoios privados e capitais próprios
Parcerias
Módulo 7
Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
Análise do negócio a criar e sua validação prévia
Análise crítica do mercado
Estudos de mercado
Segmentação de mercado
Análise crítica do negócio e/ou produto
Vantagens e desvantagens
Mercado e concorrência
Potencial de desenvolvimento
Instalação de arranque
Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
Módulo 8
Tipos de negócio
Natureza e constituição jurídica do negócio
Atividade liberal
Empresário em nome individual
Sociedade por quotas
Módulo 9
Contato com entidades e recolha de informação no terreno
Contatos com diferentes tipologias de entidades
Documentos a recolher
Currículo
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Módulo 1
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Módulo 2
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Módulo 3
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Módulo 4
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Módulo 5
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Módulo 6
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Módulo 7
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Módulo 8
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Módulo 9
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Avaliação