Sónia Costa

Last updated Agosto 30, 2022

Ideias e Oportunidades de Negócios

(0 Ratings)
Ideias e Oportunidades de Negócios

Públicos-Alvo

  • Todas as pessoas interessadas em desenvolver os seus negócios.

Visão geral

 

Breve descrição do curso

Tens ideia para alavancar um negócio, mas não sabes como o fazer? O curso de “Ideias e oportunidades de negócio” é dedicado a quem tem a ideia, tem a vontade, mas não sabe como projetar o sonho em realidade. Desde a constituição da empresa, tipos de empresa, e outros assuntos relevantes, neste curso de 20 horas encontras tudo o que precisas para levar o teu projeto para a frente. É um curso extenso, bastante pormenorizado com bastante teoria e muitos trabalhos práticos para consolidares o que aprendeste nas aulas assíncronas. No final tens um teste de avaliação que engloba toda a matéria dos nove módulos.

 

Objetivos

Identificar os desafios e problemas como oportunidades.

Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado.

Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.

Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio.

Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso.

Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução.

Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.

 

Conteúdo Programático

Módulo 1

Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio

Noção de negócio sustentável

Identificação e satisfação das necessidades

Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores

Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação

Módulo 2

Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio

Conceito básico de negócio

Como resposta às necessidades da sociedade

Das oportunidades às ideias de negócio

Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias

Análise de uma ideia de negócio – potenciais clientes e mercado (target)

Descrição de uma ideia de negócio

Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes

Módulo 3

Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado

Formas de recolha de informação

Direta

Indireta

Módulo 4

Análise de experiências de criação de negócios

Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo

Por sector de atividade/mercado

Por negócio

Modelos de negócio

Benchmarking

Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes

Parceria de outsourcing

Franchising

Estruturação de raiz

Outras modalidades

Módulo 5

Definição do negócio e do target

Definição sumária do negócio

Descrição sumária das atividades

Target a atingir

Módulo 6

Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios

Meios e recursos de apoio à criação de negócios

Serviços e apoios públicos – programas e medidas

Banca, apoios privados e capitais próprios

Parcerias

Módulo 7

Desenvolvimento e validação da ideia de negócio

Análise do negócio a criar e sua validação prévia

Análise crítica do mercado

Estudos de mercado

Segmentação de mercado

Análise crítica do negócio e/ou produto

Vantagens e desvantagens

Mercado e concorrência

Potencial de desenvolvimento

Instalação de arranque

Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social

Módulo 8

Tipos de negócio

Natureza e constituição jurídica do negócio

Atividade liberal

Empresário em nome individual

Sociedade por quotas

Módulo 9

Contato com entidades e recolha de informação no terreno

Contatos com diferentes tipologias de entidades

Documentos a recolher

Formador

Utilizador Avatar
(0)
5 Reviews
4 Students
33 Courses
Nascida há 45 anos na cidade do Porto, reside atualmente em Ovar. Possui o Curso Superior de Cine vídeo tirado na Escola Superior Artística do Porto em 1999. Licenciada em Marketing, Publicidade e Relações Públicas pelo Instituto Superior de Paços de Brandão. Pós-graduada em Gestão e Coordenação da Formação e Gestão de Recursos Humanos (pela Rfaconsulting, Vila Nova de Gaia) Formadora desde 2020.

Reviews

5 stars
0
4 stars
0
3 stars
0
2 stars
0
1 stars
0
0.0
0 rating

Be the first to review “Ideias e Oportunidades de Negócios”

error:
Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, para fornecer funcionalidades de redes sociais e para analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações sobre a sua utilização do nosso site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e analítica. View more
Cookies settings
Aceitar
Política de Privacidade e Cookies
Privacy & Cookies policy
Cookie name Active
1 – Privacidade de dados pessoais Esta politica de privacidade ajuda-o a compreender como recolhemos, usamos e protegemos os seus dados pessoais quando visita o nosso web site. 2 – O que são os dados pessoais? Entende-se por dados pessoais a informação relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável. Também constituem dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa. Dados pessoais que tenham sido descaracterizados, codificados ou pseudonimizados, mas que possam ser utilizados para reidentificar uma pessoa, continuam a ser dados pessoais e são abrangidos pelo âmbito de aplicação do RGPD. 3- Os seus dados serão tratados por quem? Os seus dados serão tratados pela N-Census Accounting Services Unipessoal, Lda., com sede na Rua de Monserrate, nº 348, 4900-355 Viana do castelo, pessoa coletiva 508548268, segundo o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), aprovado pelo Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016. 4 -Que tipo de informação é recolhida? Os dados pessoais são sempre disponibilizados de forma voluntária, não realizando o website da Census Academy nenhuma recolha dos dados pessoais de forma automática. 5- Quais são os direitos do titular dos dados pessoais? Direito a ser informado O titular dos dados tem direito a ser informado, de forma concisa, transparente, inteligível e de fácil acesso sobre o tratamento que é feito dos seus dados pessoais, mesmo quando a recolha de dados é feita junto de si. Estas informações são feitas por escrito ou por outros meios, incluindo meios eletrónicos, utilizando uma linguagem clara e simples, em especial quando é dirigida a crianças. Direito de Acesso O titular dos dados tem direito a aceder aos seus dados pessoais e a saber: (i) quais as finalidades do tratamento; (ii) que categorias de dados estão a ser tratados; (iii) os destinatários ou categorias de destinatários a quem os dados podem ser transferidos ou transmitidos; (iv) quais os prazos previstos de conservação. Direito de Retificação – O titular dos dados pessoais tem o direito de obter da Census Accounting Services a retificação dos dados incompletos ou incorretos que lhe digam respeito. Direito de Apagamento “Direito a ser Esquecido” O titular tem direito a obter do responsável pelo tratamento o apagamento dos seus dados pessoais, sem demora injustificada e dentro das seguintes condições: (i) porque deixaram necessários para a finalidade que determinou a sua recolha; (ii) porque o titular retirou o seu consentimento aquele tratamento de dados e desde que não exista fundamento jurídico para o tratamento; (iii) não existam interesses legítimos de terceiros que se sobreponham ao direito do titular; (iv) tratamento ilicito de dados; (v) cumprimento de obrigação jurídica a que o responsável pelo tratamento esteja obrigado; e (vi) caso o consentimento tenha sido prestado por menor no âmbito da oferta de serviços da sociedade da informação. Direito de oposição Sempre que os dados pessoais são tratados para efeitos de comercialização ou marketing direto, incluindo a criação de perfis, o responsável pelo tratamento é obrigado a informar e a proporcionar ao titular dos dados a possibilidade/opção de se opor a esse tratamento. 6- Transferência de dados pessoais A Census Academy poderá disponibilizar os dados pessoais aos tribunais e às demais autoridades competentes, no estrito cumprimento do disposto na lei. 7 – Uso de informação pessoal – Recrutamento; – Gestão do processo pedagógico; – Gestão de clientes; – Marketing; 8 – Qual o periodo de conservação dos dados pessoais? Os dados devem ser conservados durante o mínimo de tempo possível. Este período deve ter em conta os motivos pelos quais a sua empresa/organização precisa de efetuar o tratamento dos dados, bem como eventuais obrigações legais de conservação dos dados durante um determinado período de tempo. 9 – Cookies “Cookies” são pequenas etiquetas de software que são armazenadas no seu computador através do navegador (browser), retendo apenas informação relacionada com as suas preferências, não incluindo, como tal, os seus dados pessoais. Os cookies são utilizados para contabilizar e personalizar a sua visita. 10 – Links para Páginas Web Existem links para páginas web de entidades terceiras que podem ser de interesse para o utilizador, não sendo este site responsabilizado pela forma pela qual estas entidades tratam a proteção da privacidade e dos dados. 11. Questões e esclarecimentos Qualquer questão ou esclarecimento sobre a presente informação deverá ser encaminhada para o e-mail academy@census.pt.
Save settings
Main Content