Sónia Vieira

Last updated Outubro 30, 2024

Gestão de Reclamações

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Gestão de Reclamações

Públicos-Alvo

  • Este curso destina-se a todos os profissionais de atendimento ao cliente, que tenham como responsabilidade a gestão de reclamações.

Visão geral

 

Breve descrição do curso

Sabia que o custo de recuperar um cliente insatisfeito é comprovadamente maior do que o custo de conquistar um novo?

As reclamações são a expressão da insatisfação para com os produtos e serviços de uma organização por parte dos seus clientes e podem ser momentos de tensão que implicam um conflito entre estas duas partes.

Este curso vida dotar os participantes dos conhecimentos e competências atuais da gestão, promovendo a eficiência e eficácia do relacionamento com o cliente, dando particular ênfase aos aspetos críticos da gestão de reclamações e aos métodos para aumentar a satisfação dos clientes.

 

Objetivos

Reconhecer os princípios e os fatores críticos na gestão de reclamações na venda
não presencial

Identificar a importância da gestão efetiva de reclamações

Aplicar estratégias de gestão de reclamações no comércio a distância

Aplicar procedimentos de detecção e reporte de situações de fraude.

 

Conteúdo Programático

Módulo 1 – Princípios da gestão de reclamações em venda não presencial

Funções do técnico de comunicação e serviço digital na gestão das reclamações

Tipologia de comércio a distância e suas especificidades

Tipos de objeções

Reclamações mais frequentes no comércio a distância (por telefone, catálogo, loja online e outras plataformas multicanais)

Situações de fraude mais frequentes no comércio a distância: mecanismos de detecção e reporte

Fatores críticos da gestão de reclamações

Módulo 2 – Normas e regulamentos do comércio a distância

Normas e regulamentos da venda não presencial (por telefone, através de plataformas multicanais e fora do estabelecimento comercial)

Direitos e deveres dos e-consumidores

Documentação comercial e respetiva tramitação

Normas contabilísticas aplicáveis ao comércio a distância

Normas e regulamentos sobre dados pessoais e proteção da privacidade

Normas e requisitos de segurança dos meios de pagamento eletrónico

Entidades nacionais e internacionais reguladoras do comércio a distância e suas competências

Módulo 3 – Comunicação não-verbal na gestão de reclamações

Importância da comunicação assertiva como resposta às situações telefónicas de reclamação

Gestão de reclamações como oportunidade de fidelização do cliente

Linguagem não verbal na gestão de conflitos

Regras de comunicação escrita em situação de reclamação

Módulo 4 – Controlo emocional na gestão de reclamações

Identificação e caracterização das emoções

Aspetos fisiológicos, cognitivos e comportamentais das emoções

Estratégias de autodiagnóstico e de autocontrolo

Módulo 5 – Procedimentos da gestão de reclamações no comércio a distância

Etapas da gestão da reclamação no comércio a distância

Procedimentos de registo, encaminhamento e tratamento de reclamações

Módulo 6 – Sistema de informação do serviço

Funcionalidades da plataforma de atendimento ao cliente e das operações de inbound (Voz, atendimento automático (IVR), email, Fax, via postal, webchat e Instant messaging (IM)  e outbound (Voz, email, fax, webchat, Instant messaging (IM) e SMS

Funcionalidades de consulta, extração e registo de dados

Funcionalidades de segurança da informação

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4 Courses
Licenciatura em Relações Internacionais Vertente Económica - Universidade Lusíada MBA em Gestão de Empresas - Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais Gestora de Marcas Internacionais (Adidas, Puma, Nike, Helly Hanssen, Champion) - 5 anos Chefe de Vendas Mercado Nacional Área de Negócio Adubos - 3 anos Diretora Comercial Área de Negócio Imobiliária - 3 anos Consultora Empresarial nas áreas de Gestão Comercial/Vendas; Marketing; Internacionalização; Gestão - 10 anos Formadora nas áreas de Gestão Comercial/Vendas; Marketing; Internacionalização; Gestão e Logística - 10 anos

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  1. Silvia

    Temática muito necessária nos dias de hoje.

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