Públicos-Alvo
- Este curso destina-se a todos os profissionais de atendimento ao cliente, que tenham como responsabilidade a gestão de reclamações.
Visão geral
Breve descrição do curso
Sabia que o custo de recuperar um cliente insatisfeito é comprovadamente maior do que o custo de conquistar um novo?
As reclamações são a expressão da insatisfação para com os produtos e serviços de uma organização por parte dos seus clientes e podem ser momentos de tensão que implicam um conflito entre estas duas partes.
Este curso vida dotar os participantes dos conhecimentos e competências atuais da gestão, promovendo a eficiência e eficácia do relacionamento com o cliente, dando particular ênfase aos aspetos críticos da gestão de reclamações e aos métodos para aumentar a satisfação dos clientes.
Objetivos
Reconhecer os princípios e os fatores críticos na gestão de reclamações na venda
não presencial
Identificar a importância da gestão efetiva de reclamações
Aplicar estratégias de gestão de reclamações no comércio a distância
Aplicar procedimentos de detecção e reporte de situações de fraude.
Conteúdo Programático
Módulo 1 – Princípios da gestão de reclamações em venda não presencial
Funções do técnico de comunicação e serviço digital na gestão das reclamações
Tipologia de comércio a distância e suas especificidades
Tipos de objeções
Reclamações mais frequentes no comércio a distância (por telefone, catálogo, loja online e outras plataformas multicanais)
Situações de fraude mais frequentes no comércio a distância: mecanismos de detecção e reporte
Fatores críticos da gestão de reclamações
Módulo 2 – Normas e regulamentos do comércio a distância
Normas e regulamentos da venda não presencial (por telefone, através de plataformas multicanais e fora do estabelecimento comercial)
Direitos e deveres dos e-consumidores
Documentação comercial e respetiva tramitação
Normas contabilísticas aplicáveis ao comércio a distância
Normas e regulamentos sobre dados pessoais e proteção da privacidade
Normas e requisitos de segurança dos meios de pagamento eletrónico
Entidades nacionais e internacionais reguladoras do comércio a distância e suas competências
Módulo 3 – Comunicação não-verbal na gestão de reclamações
Importância da comunicação assertiva como resposta às situações telefónicas de reclamação
Gestão de reclamações como oportunidade de fidelização do cliente
Linguagem não verbal na gestão de conflitos
Regras de comunicação escrita em situação de reclamação
Módulo 4 – Controlo emocional na gestão de reclamações
Identificação e caracterização das emoções
Aspetos fisiológicos, cognitivos e comportamentais das emoções
Estratégias de autodiagnóstico e de autocontrolo
Módulo 5 – Procedimentos da gestão de reclamações no comércio a distância
Etapas da gestão da reclamação no comércio a distância
Procedimentos de registo, encaminhamento e tratamento de reclamações
Módulo 6 – Sistema de informação do serviço
Funcionalidades da plataforma de atendimento ao cliente e das operações de inbound (Voz, atendimento automático (IVR), email, Fax, via postal, webchat e Instant messaging (IM) e outbound (Voz, email, fax, webchat, Instant messaging (IM) e SMS
Funcionalidades de consulta, extração e registo de dados
Funcionalidades de segurança da informação
Currículo
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Módulo 1
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Teste de Avaliação
Silvia
Temática muito necessária nos dias de hoje.