Visão geral
Breve descrição do curso
A organização do trabalho constitui um dos pilares fundamentais para o êxito e a competitividade das organizações contemporâneas.
O termo “organizações contemporâneas” refere-se às instituições, sejam elas empresas, organizações governamentais, organizações sem fins lucrativos ou outros tipos de entidades, que operam no contexto atual e que incorporam características, práticas e estruturas adaptadas aos desafios e oportunidades do mundo moderno.
Neste contexto, colaboradores orientados para a organização do trabalho desempenham um papel estratégico, assegurando que as atividades operacionais se concretizem de maneira eficiente e sistemática.
Este curso destina-se a aprofundar a compreensão dos mecanismos de planeamento e gestão, destacando a importância da disciplina e da estruturação no ambiente laboral.
Através de uma abordagem fundamentada, procura-se evidenciar como a implementação de práticas organizacionais robustas não apenas facilita a adaptação a contextos de mudanças mas, também, reforça uma cultura de melhoria continua, essencial para a sustentabilidade e o crescimento organizacional.
Objetivos
- Compreender os princípios fundamentais da organização do trabalho e a sua aplicação no contexto empresarial
- Identificar métodos e técnicas para planear e distribuir tarefas de forma eficiente
- Desenvolver habilidades para a gestão otimizada de tempo e recursos
- Promover a comunicação e o alinhamento entre equipas para melhorar a colaboração interna
- Implementar princípios da melhoria continua para aumentar a eficácia e eficiência organizacional
- Reconhecer a importância da organização do trabalho no aumento da motivação e no bem-estar dos colaboradores
Conteúdo Programático
Módulo 1 – Introdução à Organização do Trabalho
Conceito e importância da organização do trabalho
Benefícios para as organizações e para os colaboradores
Módulo 2 – Princípios fundamentais da Organização do Trabalho
Estruturação e definição de tarefas
Planeamento estratégico versus operacional
A relação entre objetivos organizacionais e organização do trabalho
Identificação de desafios e boas práticas no âmbito da organização
Módulo 3 – Técnicas de planeamento e distribuição de tarefas
Métodos para priorização de tarefas
Planeamento colaborativo: como envolver equipas no processo
Ferramentas digitais de gestão de tarefas e projetos
Currículo
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Módulo 1
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Módulo 2
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Módulo 3
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Manual de Formação
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Avaliação