Tânia Teixeira

Atualizado em Agosto 30, 2022

Dificuldades de Aprendizagem nas Crianças

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Dificuldades de Aprendizagem nas Crianças

Públicos-Alvo

  • Psicólogos, Professores, Educadores de Infância, Assistentes sociais, Pais, Cuidadores das crianças, qualquer individuo que intervenha com crianças ou que tenha interesse na temática

Visão geral

 

Breve descrição do curso

Esta curso permite aos formandos adquirirem conhecimentos, competências e estratégias práticas para intervirem nas dificuldades de aprendizagem nas crianças e auxiliarem as mesmas nos diferentes contextos em que estas se encontram inseridas, no sentido de ajudá-las a melhorarem o seu processo de aprendizagem e desempenho escolar

 

Objetivos
Capacitar, atualizar e sensibilizar para a temática das Dificuldades de Aprendizagem e o
impacto que estas têm no processo de aprendizagem
Conhecer e compreender os conceitos de Dislexia, Disortografia e Discalculia
Explorar a relação entre as diferentes Dificuldades de Aprendizagem e outros problemas de
aprendizagem
Conhecer e saber aplicar estratégias direcionadas para crianças com dificuldades específicas
de aprendizagem, sejam para pais/ cuidadores ou professores/educadores.

 

Conteúdo Programático
Módulo 1 – Introdução

Módulo 2 – Conceito de Dificuldades de Aprendizagem Específicas nas Crianças (DAE)

A Hierarquia da Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem Especificas

Módulo 2 – Dislexia

Conceito de Dislexia

Sinais de Alerta durante a Infância

Sinais de Alerta na Idade Escolar

Definição e Prevalência

Risco genético e bases neurobiológicas

Alterações Emocionais em crianças com Dislexia

Avaliação

Intervenção

Estratégias para pais de crianças com dislexia

Estratégias para pais de crianças com dislexia

Estratégias para pais de crianças com dislexia

Alguns aspetos práticos a serem observados em relação à avaliação

Módulo 3 – Discalculia

Conceito de Discalculia

Avaliação e Intervenção

Estratégias de intervenção para professores de crianças com Discalculia

Estratégias de intervenção para Pais de crianças com Discalculia

Atividades lúdico- pedagógicas recomendadas para crianças com Discalculia

Módulo 4 – Disortografia versus Disgrafia

Conceito de Disortografia

Quais os sinais de alerta da Disortografia?

Como diagnosticas a Disortografia?

Qual a intervenção mais adequada para a Disortografia?

Conceito de Disgrafia

Sinais de Alerta

Módulo 5 – Estratégias e Intervenções para Pais e Professores

Estratégias para professores de crianças com Disortografia ou Disgrafia

Estratégias para Pais de Crianças com Disortografia ou Disgrafia

Formador

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636 Estudantes
2 Cursos
Psicóloga com cédula nº 23904 e formadora certificada. Possui mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde e variadas formações. Formada em Avaliação Psicológica de Condutores e sou também Técnica de Apoio à Vítima. Já teve a oportunidade de enquanto psicóloga desempenhar funções com crianças e adolescentes e com adultos, nomeadamente doentes oncológicos. Com experiência na área da formação, poder aliar a psicologia à área da formação é uma mais valia e uma grande motivação que a enriquece profissionalmente

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  1. Catarina N.

    Pratico e Construtivo.

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