Segurança e Higiene no Trabalho
- Home
- Segurança e Higiene no Trabalho
ATEX - ATMOSFERAS EXPLOSIVAS
DESTINATÁRIOS
DURAÇÃO E LOCAL
TIPO DE FORMAÇÃO
Formação Presencial em sala ou em regime b-learning
VALOR DO CURSO
199,90 €
OBJETIVOS
PROGRAMA
Módulo 1 – Fenomenologia da combustão – 1 hora
Conceitos, características e riscos
Módulo 2 – Quadro normativo e regulamentar – 1 hora
Regulamentos, normas e diretivas comunitárias aplicáveis
Módulo 3 – Proteção contra explosões – 1 hora
Introdução
Metodologia
Módulo 4 – Classificação das áreas – 1 hora
Classificação de zonas ATEX
Gases, vapores e névoas inflamáveis
Poeiras
Módulo 5 – Verificação do cumprimento dos requisitos mínimos – 4 horas
Avaliação do riscos de explosões
Avaliação da probabilidade de explosão
Dimensão das consequências das explosões
Qualificação do risco de explosão
Módulo 6 – Prescrições de segurança e saúde dos trabalhadores expostos a atmosferas explosivas – 2 horas
Aparelhos e sistemas de proteção para uso em atmosferas potencialmente explosivas
Classificação dos equipamentos e sistemas de proteção segundo a diretiva 2014/34/UE
Sinalização das zonas de risco das atmosferas explosivas
Módulo 7 – Segurança na utilização dos equipamentos de trabalho em atmosferas explosivas – 2 horas
Condições de utilização dos equipamentos de trabalho em atmosferas explosivas
Módulo 8 – Medidas corretivas para a Prevenção e Proteção contra Explosões – 4 horas
Prevenir a formação atmosferas explosivas perigosas
Prevenção de fontes de ignição
Limitação dos efeitos de explosões
Utilização de sistemas de controlo de processos
Exigências aplicáveis ao equipamento de trabalho
Medidas organizacionais de proteção contra explosões
Módulo 9 – Caso prático – 14 horas
Análise de situação em contexto de trabalho
Elaboração de Manual de Proteção contra Explosões
METODOLOGIA
- A metodologia de acompanhamento e avaliação da formação baseia-se num conjunto de técnicas que visa identificar as formas, os tipos e os instrumentos disponíveis para realizar a respetiva avaliação, tendo por objetivo obter feedback de todos os participantes, imprimir qualidade em todo o sistema, promover um processo de melhoria continua e aferir as aprendizagens adquiridas e/ou aperfeiçoadas.
- A metodologia de avaliação da aprendizagem baseia-se num conjunto de técnicas que visa aferir o ponto de situação da aprendizagem dos formandos, através da instrumentos disponíveis para realizar a respetiva avaliação, tendo por objetivo obter feedback de todos os participantes, promover um processo de melhoria continua de aprendizagem e aferir as aprendizagens adquiridas e/ou aperfeiçoadas.
A avaliação será dos tipos normativa e criterial.
No que diz respeito ao momento, a avaliação, como processo sistemático, contínuo e integral deverá ocorrer em três momentos;
- Avaliação Inicial: avaliação diagnóstica (perfil de entrada dos formandos);
- Avaliação Contínua: avaliação formativa e sumativa (processo/desenvolvimento da formação);
- Avaliação final: avaliação sumativa (perfil de saída).
PRÓXIMOS CURSOS
TRABALHOS COM RISCOS ESPECIAIS
DESTINATÁRIOS
DURAÇÃO E LOCAL
TIPO DE FORMAÇÃO
Formação Presencial em sala ou em regime b-learning
VALOR DO CURSO
199,90 €
OBJETIVOS
PROGRAMA
Módulo 1 – Trabalhos em espaços confinados e atmosferas explosivas – 12 horas
Espaços Confinados
Atmosferas Explosivas
Módulo 2 – Trabalhos com riscos especiais – 18 horas
Escavações e Entivações
Radiações
Trabalho junto a linhas eléctricas de MT e AT
Trabalho junto a linhas Ferroviárias e Rodoviárias
Trabalhos em Poços, Tuneis e Galerias
Trabalhos com Explosivos
Trabalhos de Montagem e Desmontagem de elementos Pré-Fabricados
Trabalhos com andaimes fixos e móveis
METODOLOGIA
- A metodologia de acompanhamento e avaliação da formação baseia-se num conjunto de técnicas que visa identificar as formas, os tipos e os instrumentos disponíveis para realizar a respetiva avaliação, tendo por objetivo obter feedback de todos os participantes, imprimir qualidade em todo o sistema, promover um processo de melhoria continua e aferir as aprendizagens adquiridas e/ou aperfeiçoadas.
- A metodologia de avaliação da aprendizagem baseia-se num conjunto de técnicas que visa aferir o ponto de situação da aprendizagem dos formandos, através da instrumentos disponíveis para realizar a respetiva avaliação, tendo por objetivo obter feedback de todos os participantes, promover um processo de melhoria continua de aprendizagem e aferir as aprendizagens adquiridas e/ou aperfeiçoadas.
A avaliação será dos tipos normativa e criterial.
No que diz respeito ao momento, a avaliação, como processo sistemático, contínuo e integral deverá ocorrer em três momentos;
- Avaliação Inicial: avaliação diagnóstica (perfil de entrada dos formandos);
- Avaliação Contínua: avaliação formativa e sumativa (processo/desenvolvimento da formação);
- Avaliação final: avaliação sumativa (perfil de saída).
PRÓXIMOS CURSOS
AUDITORIAS DE SEGURANÇA
DESTINATÁRIOS
Todos aqueles que pretendam desenvolver competências do Enquadramento Legal em SST; Técnicos de Segurança no Trabalho (Nível IV) e Técnicos de Segurança no Trabalho (Nível VI) que pretendam fazer a atualização cientifica e técnica prevista na alínea a) do nº 1 do artº 8 da Lei 42/2012, de 28 de Agosto.
DURAÇÃO E LOCAL
TIPO DE FORMAÇÃO
Formação Presencial em sala ou em regime b-learning
VALOR DO CURSO
199,90 €
OBJETIVOS
Formar auditores internos da segurança para poderem realizar as suas auditorias internas ao seu Sistema de Gestão da Segurança, nas organizações que têm implementado o Sistema de Gestão da Segurança pelo referencial NP4397: 2008 ou para aquelas que o pretendam vir a implementar. No final do curso, os formandos deverão estar aptos a realizar auditorias internas ao Sistema de Gestão da Segurança pelo referencial NP 4397: 2008.
PROGRAMA
Módulo 1 – Introdução – 4 horas
A Higiene e Segurança no dia de hoje
Organização dos Serviços de Higiene e Segurança na empresa
Avaliação de riscos na empresa
OSHAS 18001 / NP4397
Manual de Segurança segundo a OSHAS 18001/NP 4397
Procedimentos de Segurança
Instruções de Segurança
Módulo 2 – Conceito e Principio de Auditorias – 4 horas
Tipos de auditorias
Finalidade das auditorias
Objetivos principais das auditorias
Fatores principais para a prática de auditorias internas
Norma de Auditoria NP:EN ISO 19011:2012
Fases de uma auditoria
Constituição de uma equipa de auditoria
Atributos de auditor
Responsabilidades do auditor
Elaboração do plano de auditoria
A realização da auditoria
Técnicas de auditoria
Módulo 3 – Comportamento do Auditor – 10 horas
Comportamentos do Auditor
O que o Auditor não deve fazer
Ajudas para um Auditor
Comportamentos dos auditados
Comunicação/Percepção no processo de auditoria
Esquema Físico e Psicológico da Comunicação
As Atitudes de Comunicação
Técnicas da Escuta Ativa
Módulo 4 – Simulação de auditorias em Sala – 4 horas
Planeamento da auditoria
Análise da documentação
Simulação da auditoria
Módulo 5 – Realização de auditorias em contexto real – 8 horas
Planeamento da auditoria numa empresa
Análise da documentação
Realização da auditoria numa empresa
METODOLOGIA
- A metodologia de acompanhamento e avaliação da formação baseia-se num conjunto de técnicas que visa identificar as formas, os tipos e os instrumentos disponíveis para realizar a respetiva avaliação, tendo por objetivo obter feedback de todos os participantes, imprimir qualidade em todo o sistema, promover um processo de melhoria continua e aferir as aprendizagens adquiridas e/ou aperfeiçoadas.
- A metodologia de avaliação da aprendizagem baseia-se num conjunto de técnicas que visa aferir o ponto de situação da aprendizagem dos formandos, através da instrumentos disponíveis para realizar a respetiva avaliação, tendo por objetivo obter feedback de todos os participantes, promover um processo de melhoria continua de aprendizagem e aferir as aprendizagens adquiridas e/ou aperfeiçoadas.
A avaliação será dos tipos normativa e criterial.
No que diz respeito ao momento, a avaliação, como processo sistemático, contínuo e integral deverá ocorrer em três momentos;
- Avaliação Inicial: avaliação diagnóstica (perfil de entrada dos formandos);
- Avaliação Contínua: avaliação formativa e sumativa (processo/desenvolvimento da formação);
- Avaliação final: avaliação sumativa (perfil de saída).
PRÓXIMOS CURSOS
RESPONSABILIDADE CIVIL, CRIMINAL e ENQUADRAMENTO LEGAL EM SST
DESTINATÁRIOS
Todos aqueles que pretendam desenvolver competências do Enquadramento Legal em SST; Técnicos de Segurança no Trabalho (Nível IV) e Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho (Nível VI) que pretendam fazer a atualização cientifica e técnica prevista na alínea a) do nº1 do art. 8 da Lei 42/2012, de 28 de Agosto.
DURAÇÃO E LOCAL
TIPO DE FORMAÇÃO
Formação Presencial em sala ou em regime b-learning
VALOR DO CURSO
199,90 €
OBJETIVOS
No final da ação os formandos deverão ter desenvolvido competências atuais e especificas no âmbito da Responsabilidade Civil e Criminal em HST, aperfeiçoando atitudes e formas de comportamento necessários ao exercício da sua atividade.
PROGRAMA
Módulo 1 – Enquadramento legal em SST – 8 horas
Código do Trabalho
Regime Jurídico da promoção da segurança e saúde no Trabalho
Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais
Módulo 2 – Responsabilidade Civil e Criminal – 8 horas
Aplicação do Código Penal
Coimas e Contraordenações
Comunicações e notificações à ACT
Módulo 3 – Alguns Regimes Específicos – 14 horas
Diretiva Estaleiros
Diretivas Máquinas
Diretivas Equipamentos de Trabalho
Segurança contra incêndios em edifícios
METODOLOGIA
- A metodologia de acompanhamento e avaliação da formação baseia-se num conjunto de técnicas que visa identificar as formas, os tipos e os instrumentos disponíveis para realizar a respetiva avaliação, tendo por objetivo obter feedback de todos os participantes, imprimir qualidade em todo o sistema, promover um processo de melhoria continua e aferir as aprendizagens adquiridas e/ou aperfeiçoadas.
- A metodologia de avaliação da aprendizagem baseia-se num conjunto de técnicas que visa aferir o ponto de situação da aprendizagem dos formandos, através da instrumentos disponíveis para realizar a respetiva avaliação, tendo por objetivo obter feedback de todos os participantes, promover um processo de melhoria continua de aprendizagem e aferir as aprendizagens adquiridas e/ou aperfeiçoadas.
A avaliação será dos tipos normativa e criterial.
No que diz respeito ao momento, a avaliação, como processo sistemático, contínuo e integral deverá ocorrer em três momentos;
- Avaliação Inicial: avaliação diagnóstica (perfil de entrada dos formandos);
- Avaliação Contínua: avaliação formativa e sumativa (processo/desenvolvimento da formação);
- Avaliação final: avaliação sumativa (perfil de saída).
PRÓXIMOS CURSOS
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS
BREVE DESCRIÇÃO DO CURSO
DESTINATÁRIOS
Público em Geral. Trabalhadores que necessitem de mover e/ou transportar cargas.
DURAÇÃO E LOCAL
TIPO DE FORMAÇÃO
Forma de Organização da Formação: E-learning
VALOR DO CURSO
79,90 €
OBJETIVOS
Objetivos:
- Aplicar medidas de prevenção e proteção à atividade de movimentação de cargas
- Fazer cumprir as regras de segurança aquando da movimentação de cargas
- Identificar os equipamentos que permitem a movimentação mecânica de cargas
- Reconhecer as situações de risco profissional inerentes à atividade de movimentação de cargas e aplicar as adequadas medidas de prevenção e proteção
PROGRAMA
Módulo 1 – Conceitos Básicos de Saúde e Segurança no Trabalho
Módulo 2 – Riscos gerais associados às condições do ambiente de trabalho e medidas de prevenção
Módulo 3 – Movimentação Manual de Cargas
Definição e caraterização
Riscos, movimentação e levantamento de cargas
Medidas de prevenção
Módulo 4 – Movimentação Mecânica de Cargas
Equipamentos de funcionamento contínuo
Telas e Correias Transportadoras
Transportadores por gravidade (ou de plano inclinado)
Transportadores ou elevadores de copos ou cestas
Transportadores aéreos em cadeia ou por trolleys
Transportadores de parafuso sem fim (parafuso de Arquimedes)
Equipamentos de funcionamento descontínuo
Sistemas de movimentação mecânica de cargas
Gruas Torre
Gruas Móveis
Empilhadores
Porta-Paletes
Ascensores, Monta Cargas e Plataformas Elevatórias
Módulo 5 – Equipamento de proteção coletiva e individual
Módulo 6 – Avaliação de Riscos
Material e métodos
Análise do Risco
O objetivo da Avaliação de Riscos
Método a Considerar
A Exposição
A Frequência
A Gravidade
Cálculo da Valoração do Risco (Nível do Risco)
Caraterização do Risco
Matriz de Avaliação de Riscos
Controlo de Riscos
METODOLOGIA
O curso decorrerá em regime de ensino à distância online (E-learning) na plataforma de aprendizagem Moodle da Census Academy, 100% em sessões síncronas.
Maioritariamente, será utilizado o método ativo, mas também o interrogativo e o expositivo. Exercícios práticos, debates de ideias são as técnicas pedagógicas a utilizar no âmbito do método ativo, complementando com a exposição dialogada, com recurso a apresentação powerpoint e visualização de vídeos. Os métodos interrogativo e expositivo são usados como métodos auxiliares, através da técnica das perguntas e exposição, respetivamente.
AVALIAÇÃO
Avaliação Sumativa – 40% da nota final – nota obtida no teste final
Escala de classificação: 0 a 20 valores
Considera-se com aproveitamento no curso, os formandos que obtiverem uma classificação mínima de 10 valores, permitindo acesso ao certificado emitido pela SIGO.
PRÓXIMOS CURSOS
PRIMEIROS SOCORROS
BREVE DESCRIÇÃO DO CURSO
DESTINATÁRIOS
Público em Geral
DURAÇÃO E LOCAL
TIPO DE FORMAÇÃO
Forma de Organização da Formação: E-learning
VALOR DO CURSO
99,90 €
OBJETIVOS
Objetivos:
- Definir corretamente uma ação de primeiros socorros, finalidades de socorrismo e caraterísticas do socorrista
- Saber estabelecer uma correta colaboração com as equipas de socorro especializado, prestando informações que sejam importantes para um correto pré-diagnóstico da situação
- Identificar uma paragem respiratória e obstrução das vias aéreas, suas causas e conduta
- Saber identificar e classificar uma hemorrogia, estabilizar a vitima para se proceder ao transporte para meio hospitalar (se necessário)
- Saber identificar tipos de feridas e queimaduras – atuar de forma correta
- Saber identificar tipos de fraturas, entorse ou luxação – atuar de forma correta
- Saber como proceder de forma correta e a quem comunicar, após identificação de uma intoxicação
PROGRAMA
Módulo 1 – Sistema Integrado de Emergência Médica
Módulo 2 – Princípios Básicos dos Primeiros Socorros
Módulo 3 – Exame da Vítima
Módulo 4 – Paragem Respiratória
Módulo 5 – Feridas, hemorragias e queimaduras
Módulo 6 – Fratura, entorse e luxação
Módulo 7 – Hipoglicémia, convulsões, desmaio, golpe de calor e hipotermia
Módulo 8 – Intoxicações e dificuldade respiratória
METODOLOGIA
O curso decorrerá em regime de ensino à distância online (E-learning) na plataforma de aprendizagem Moodle da Census Academy, 100% em sessões síncronas.
Maioritariamente, será utilizado o método ativo, mas também o interrogativo e o expositivo. Exercícios práticos, debates de ideias são as técnicas pedagógicas a utilizar no âmbito do método ativo, complementando com a exposição dialogada, com recurso a apresentação powerpoint e visualização de vídeos. Os métodos interrogativo e expositivo são usados como métodos auxiliares, através da técnica das perguntas e exposição, respetivamente.
AVALIAÇÃO
Avaliação Sumativa – 40% da nota final – nota obtida no teste final
Escala de classificação: 0 a 20 valores
Considera-se com aproveitamento no curso, os formandos que obtiverem uma classificação mínima de 10 valores, permitindo acesso ao certificado de participação.
PRÓXIMOS CURSOS
TRABALHOS EM ANDAIMES
BREVE DESCRIÇÃO DO CURSO
DESTINATÁRIOS
Trabalhadores que realizem trabalhos básicos em andaimes.
DURAÇÃO E LOCAL
TIPO DE FORMAÇÃO
Forma de Organização da Formação: Presencial
VALOR DO CURSO
Sob consulta
OBJETIVOS
- Interpretar os principais diplomas legais sobre o tema
- Caracterizar conceitos gerais em SSHT
- Reconhecer as causas principais para a ocorrência do acidente
- Reconhecer os principais riscos e medidas preventivas
- Reconhecer as regras de montagem, utilização e verificação dos andaimes, de acordo com as orientações legais
- Saber montar e desmontar um andaime, obedecendo às regras de segurança específicas do equipamento
- Saber fazer verificação do andaime e preencher as listas de verificação de não conformidade de segurança
- Conhecer os equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC) indispensáveis para a montagem e desmontagem dos andaimes em segurança
PROGRAMA
Módulo 1 – Enquadramento Legal e Normativo
- Diretiva Comunitária 2001/45/CE
- Decreto-Lei nº50/2005, de 25 fevereiro – Prescrições mínimas de segurança e de saúde para a utilização de equipamentos de trabalho
- Lei nº 102/2009 de 10 setembro – Regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho
- EN 12810 e EN 12811 – Requisitos a que devem obedecer os andaimes (elementos de segurança e ensaios)
Módulo 2 – Conceitos Gerais em SSHT
- Segurança no Trabalho
- Acidente de Trabalho
- Incidente
- Perigo
- Risco
- Custos do acidente
- Posto de Trabalho
- Ambiente de Trabalho
- EPI
- EPC
Módulo 3 – Trabalho em Altura
- Definição
- Estatística
- Sinistralidade
- Estratégias Corretivas
- Equipamentos de Trabalho em Altura
- Riscos Associados
- Acidentes de Trabalho Associados
- Cinemática da queda: Fator de queda
Módulo 4 – Tipologia de Andaimes
- Caracterização dos andaimes
- Aplicações
- Tipos e Constituição
Módulo 5 – Segurança na Montagem, Utilização e Desmontagem de Andaimes
- Procedimentos de montagem, utilização e desmontagem dos andaimes
Módulo 6 – Segurança do Trabalhador
- Riscos mais frequentes e medidas preventivas
- Estratégias corretivas
- Causas mais frequentes para ocorrência dos acidentes ou incidentes
- Sinalização e Equipamentos de Segurança específicos da atividade – EPI’s e EPC
- Análise dos condicionalismos na atividade: condições climatéricas, presença energia eléctrica na imediações, condições do solo, estado do andaime/localização, pontos de ancoragem de andaimes
Módulo 7 – Inspeção dos andaimes
- Inspeção dos andaimes
- Lista de verificação de conformidade
Módulo 8 – Resposta a Situações de Emergência
- SIEM
- Hierarquia das prioridades
Módulo 9 – Visualização de vídeos pedagógicos sobre cinemática de acidente nesta área
Módulo 10 – Avaliação Sumativa – Teste escrito
Módulo 11 – Componente Prática
- Simulação prática de montagem e desmontagem de um andaime realizada em grupo, obedecendo às regras das boas práticas na atividade
- Segurança no Trabalho
- Acidente de Trabalho
- Incidente
- Perigo
- Risco
- Custos do acidente
- Posto de Trabalho
- Ambiente de Trabalho
- EPI
- EPC
- Definição
- Estatística
- Sinistralidade
- Estratégias Corretivas
- Equipamentos de Trabalho em Altura
- Riscos Associados
- Acidentes de Trabalho Associados
- Cinemática da queda: Fator de queda
- Caracterização dos andaimes
- Aplicações
- Tipos e Constituição
- Procedimentos de montagem, utilização e desmontagem dos andaimes
- Riscos mais frequentes e medidas preventivas
- Estratégias corretivas
- Causas mais frequentes para ocorrência dos acidentes ou incidentes
- Sinalização e Equipamentos de Segurança específicos da atividade – EPI’s e EPC
- Análise dos condicionalismos na atividade: condições climatéricas, presença energia eléctrica na imediações, condições do solo, estado do andaime/localização, pontos de ancoragem de andaimes
- Inspeção dos andaimes
- Lista de verificação de conformidade
- SIEM
- Hierarquia das prioridades
- Simulação prática de montagem e desmontagem de um andaime realizada em grupo, obedecendo às regras das boas práticas na atividade
METODOLOGIA
Na componente teórica da formação serão utilizados os Métodos Expositivo e Interrogativo. O Método Expositivo será operacionalizado com recurso às técnicas: Explanação, apresentação de PPT. O Método Interrogativo será operacionalizado através da colocação de questões e diálogo sobre as várias temáticas.
Na componente prática será privilegiado os Métodos Demonstrativo e o Ativo, com recurso à demonstração e à simulação respetivamente.
AVALIAÇÃO
Nível 1, Reação – Avaliação da satisfação dos formandos (aplicação de 2 questionários no final da formação, o primeiro avalia a satisfação para com o desempenho do formador e o segundo avalia a satisfação para com a ação).
Nível 2, Aprendizagens – Avaliação dos objetivos pedagógicos será realizada em 3 momentos: no inicio do curso através da avaliação diagnóstica-criterial, com recurso à colocação de questões no sentido de aferir o nível de conhecimento prévio dos formandos e as suas expetativas e motivações; no decorrer do curso através da avaliação formativa-normativa, com recurso à observação e formulação de questões, com o objetivo de aferir o progresso e envolvimento do grupo; finalmente um terceiro momento de avaliação sumativa-criterial, para aferir o aproveitamento dos formandos com recurso a teste escrito.
A escala a utilizar será a escala numérica de 0 a 20 valores.
PRÓXIMOS CURSOS
SEGURANÇA E OPERAÇÃO EM PLATAFORMAS ELEVATÓRIAS
BREVE DESCRIÇÃO DO CURSO
DESTINATÁRIOS
- Técnicos de Segurança em Obra
- Técnico Manobrador em plataformas elevatórias
- Técnicos com responsabilidades de coordenação de atividades com uso de plataformas elevatórias
DURAÇÃO E LOCAL
TIPO DE FORMAÇÃO
Forma de Organização da Formação: Presencial
VALOR DO CURSO
Sob consulta
OBJETIVOS
Objetivos Gerais
- Caracterizar os diferentes tipos de máquinas de movimentação e elevação de mercadorias e seus componentes.
- Executar a manutenção básica de plataformas elevatórias.
- Caracterizar as normas de segurança estabelecidas na operação e deslocação de máquinas para elevação de pessoas.
- Testar comandos na base e berço.
- Executar operações de movimentação, manobra e operação de plataformas de acordo com as regras e normas estabelecidas.
PROGRAMA
Módulo 1 – Plataformas Elevatórias
- Tipologias e Capacidades
- Características e Elementos Constitutivos
- Funcionamento
- Caraterização dos trabalhos efetuados com plataformas e limites de utilização
- Impedimentos na área de alcance da plataforma elevatória
- Condicionantes à movimentação de cargas
- Regras de segurança nos trabalhos em altura com plataformas
- Comandos na base e no berço
- Normas de Operação e Deslocação
- Atribuição das responsabilidades de Operador
- Riscos Específicos da Operação
- Tipos de Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual Obrigatórios
Módulo 2 – Manutenção Básica do Equipamento
- Inspeção Visual
- Verificação de Níveis
- Lubrificação
- Pressão e estado dos pneus
Módulo 3 – Cinemática do Acidente de Trabalho
- Visualização de vídeos revelando a cinemática do acidente/trauma envolvendo plataformas elevatórias e manobradores
Módulo 4 – Práticas Simuladas
- Demonstração de comandos (motor/bateria)
- Exercícios/Treinos
- Aplicação de check lists
- Simulação de Manobras
METODOLOGIA
Na componente teórica da formação serão utilizados os Métodos Expositivo e Interrogativo. O Método Expositivo será operacionalizado com recurso às técnicas: Explanação, apresentação de PPT e pontualmente visualização de vídeo. O Método Interrogativo será operacionalizado através da colocação de questões e diálogo sobre as várias temáticas. Metodologia essencialmente participativa e assente na análise de situações práticas e de situações concretas, assim como na troca de experiências entre participantes e formador.
Na componente prática será privilegiado inicialmente o Método Demonstrativo e numa fase mais avançada o Método Ativo, com recurso à simulação.
AVALIAÇÃO
Nível 1, Reação – Avaliação da satisfação dos formandos (aplicação de 2 questionários no final da formação, o primeiro avalia a satisfação para com o desempenho do formador e o segundo avalia a satisfação para com a ação).
Nível 2, Aprendizagens – Avaliação dos objetivos pedagógicos será realizada em 3 momentos: no inicio do curso através da avaliação diagnóstica-criterial, com recurso à colocação de questões no sentido de aferir o nível de conhecimento prévio dos formandos e as suas expetativas e motivações; no decorrer do curso através da avaliação formativa-normativa, com recurso à observação e formulação de questões, com o objetivo de aferir o progresso e envolvimento do grupo; finalmente um terceiro momento de avaliação sumativa-criterial, para aferir o aproveitamento dos formandos com recurso a teste escrito (50% nota final) e avaliação prática (50% nota final).
A escala a utilizar será a escala numérica de 0 a 20 valores.
PRÓXIMOS CURSOS
CONDUÇÃO DE EMPILHADORES
BREVE DESCRIÇÃO DO CURSO
DESTINATÁRIOS
Operadores/manobradores que já conduzem empilhadores e pretendem aperfeiçoar ou reciclar conhecimentos.
DURAÇÃO E LOCAL
TIPO DE FORMAÇÃO
Forma de Organização da Formação: Presencial
VALOR DO CURSO
Sob consulta
OBJETIVOS
Objetivos Gerais
- Identificar as normas e requisitos legais aplicáveis à utilização dos empilhadores.
- Caracterizar os diferentes tipos de máquinas de movimentação e elevação de mercadorias e seus componentes.
- Efetuar a manutenção preventiva dos equipamentos.
- Identificar perigos, riscos e consequências associadas ao posto de trabalho e à condução de empilhadores.
- Caracterizar as normas de segurança aplicáveis à condução de empilhadores.
- Caracterizar as normas de segurança aplicáveis à movimentação e elevação de cargas.
- Executar operações de movimentação e operação de empilhadores em segurança.
PROGRAMA
Módulo 1 – Legislação
- Diretivas CE
- Legislação Nacional
- Tipos de Equipamentos, Sistema Propulsor, Identificação dos Comandos, Placas de Aviso, Diagrama de Cargas, Elementos de Proteção e Dispositivos de Segurança, Sistema de Travagem e de Direção – Raios de Curvatura
- Estabilidade da carga e do veículo
- O Manual do Operador – Leitura e Interpretação
- Normas locais e circulação na via pública
- Pisos, docas, rampas, espaços para manobra. Utilização do empilhador em ambientes especiais.
- Proteção Individual – equipamentos
- Segurança – qualificação, procedimentos, atitude
- Inspeção Prévia
- Ensaio do Equipamento
- Carregar, circular e descarregar com segurança
- O que não deve ser feito
- O uso de acessórios
- Estacionar e reabastecer
- O transporte do empilhador
- Técnicas de manuseamento de empilhadores
- Técnicas para movimentação de cargas com empilhador
- Princípios gerais de segurança
- Identificação de riscos e prevenção de acidentes
- Sinalização de segurança e de trânsito
- Inspeções Periódicas
- Limpeza e Lubrificação
- Cuidados Especiais com: sistema hidráulico, carga de baterias, pneus e rodas.
METODOLOGIA
Na componente teórica da formação serão utilizados os Métodos Expositivo e Interrogativo. O Método Expositivo será operacionalizado com recurso às técnicas: Explanação, apresentação de PPT e pontualmente visualização de vídeo. O Método Interrogativo será operacionalizado através da colocação de questões e diálogo sobre as várias temáticas. Metodologia essencialmente participativa e assente na análise de situações práticas e de situações concretas, assim como na troca de experiências entre participantes e formador.
Na componente prática será privilegiado o Método Ativo, com recurso à simulação utilizando o empilhador.
AVALIAÇÃO
Nível 1, Reação – Avaliação da satisfação dos formandos (aplicação de 2 questionários no final da formação, o primeiro avalia a satisfação para com o desempenho do formador e o segundo avalia a satisfação para com a ação).
Nível 2, Aprendizagens – Avaliação dos objetivos pedagógicos será realizada em 3 momentos: no inicio do curso através da avaliação diagnóstica-criterial, com recurso à colocação de questões no sentido de aferir o nível de conhecimento prévio dos formandos e as suas expetativas e motivações; no decorrer do curso através da avaliação formativa-normativa, com recurso à observação e formulação de questões, com o objetivo de aferir o progresso e envolvimento do grupo; finalmente um terceiro momento de avaliação sumativa-criterial, para aferir o aproveitamento dos formandos com recurso a teste escrito.
A escala a utilizar será a escala numérica de 0 a 20 valores.
PRÓXIMOS CURSOS
Census Academy
Pedido de Informação
Porquê escolher a Census Academy?
Através de cursos de qualidade à distância pretendemos potenciar as competências dos alunos. Pretendemos que os nossos alunos aprendam a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando todo o curso ao seu ritmo, dentro do prazo.