Públicos-Alvo
- Gestores e Profissionais, com funções nas áreas do Marketing, Comunicação ou Vendas, que tem como função a internacionalização da sua empresa ou organização ou o estabelecimento de relações internacionais.
Visão geral
Breve descrição do Curso
Os mercados são cada vez mais competitivos, e as empresas encontram-se num contexto muito mais internacionalizado. As rápidas mudanças caracterizam os mercados internacionais, que obrigam a estratégias muito competitivas para atingir o sucesso.
Enquanto o mercado doméstico requer uma abordagem simples, nos mercados internacionais é necessário desenvolver estratégias multidimensionais. As empresas não devem limitar as suas opções à simples exportação, devem considerar outras formas de entrada como: licenciamento, joint-venture ou investimento direto.
Objetivos
Identificar os principais conceitos do marketing internacional
Compreender a importância da estratégia do marketing na empresa
Compreender a importância dos mercados internacionais
Compreender o comportamento do consumidor
Conteúdo Programático
Módulo 1 – Do Marketing de Exportação ao Marketing Global
Marketing Exportação
Marketing Internacional
Marketing Global
Módulo 2 – Marketing de Exportação e Marketing Global
As diferentes abordagens e a estratégia de desenvolvimento internacional
Módulo 3 – A Internacionalização
Os processos de Internacionalização
As razões da internacionalização
Fatores relacionados com oportunidades estratégicas
Fatores relacionados com a vontade de crescimento
Fatores relacionados com mercados, clientes, concorrentes, custos e com a própria natureza do negócio
A Internalização das empresas portuguesas
Módulo 4 – O Processo de Decisão
Recurso da empresa
Características e objetivos da empresa
Módulo 5 – As Opções Estratégicas da Empresa nos Mercados Internacionais
Metodologia para a definição de uma estratégia global
Vantagem competitiva
Objetivos da empresa e estratégia
As estratégias concorrenciais
A estratégia de quota de mercado
Estratégias de marketing internacional para PME
Módulo 6 – Os Mercados Internacionais – Formas de Acesso
Metodologia para a execução de uma pesquisa de marketing internacional
Tipo de informação a pesquisar
Recolha de dados primários
Uma metodologia para recolher informação sobre a concorrência
Módulo 7 – Análise e Recolha e Escolha de Mercados
Escolha sistematizada dos mercados-alvo
Estimativa do potencial de vendas de indústria em cada um dos mercados
Estimativa do potencial de vendas em cada um dos mercados selecionados
Escolha de mercados com base em critérios oportuníssimos
Módulo 8 – Estudos dos Mercados Estrangeiros
Particularidades dos estudos de mercado no estrangeiro
Análise da concorrência internacional
Segmentação em marketing internacional
Módulo 9 – Formas de Acesso aos Mercados Internacionais
Módulo 10 – Conceção e Implementação de um Programa de Marketing Internacional
Módulo 11 – Política de Preço Internacional
Módulo 12 – Distribuição nos Mercados Externos
Módulo 13 – Comunicação no Contexto Internacional
Módulo 14 – Risco das Operações de Marketing Internacional
Módulo 15 – Marketing Internacional e Internet
Currículo
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Módulo 1
Carolina Sá
Muito interessante, detalhado e explicação simples.
Vanessa M.
Um curso completo que me ajudou a evoluir no marketing
Ricardo Cruz
Bom
Alexandra S.
Sim, muito bom, muito completo.