Formação Pedagógica
- Início
- Formação Pedagógica
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES
BREVE DESCRIÇÃO DO CURSO
Preferencialmente devem aceder à formação pedagógica inicial de formadores os candidatos com qualificação de nível superior. Não obstante, a habilitação mínima de acesso corresponde ao 12º ano de escolaridade.
DURAÇÃO E LOCAL
TIPO DE FORMAÇÃO
Modalidade da Formação: Inicial
Forma de Organização da Formação: B-learning
VALOR DO CURSO
189,99 €
OBJETIVOS
Objetivos:
- Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da formação profissional em Portugal
- Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação
- Refletir sobre os sistemas de formação: desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação
PROGRAMA
Módulo 1 – Formador: Sistema, Contexto e Perfil
Módulo 2 – Simulação Pedagógica Inicial
Módulo 3 – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
Módulo 4 – Metodologias e Estratégias Pedagógicas
Módulo 5 – Operacionalização da Formação: do Plano à Ação
Módulo 6 – Recursos Didáticos e Multimédia
Módulo 7 – Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
Módulo 8 – Avaliação da Formação e das Aprendizagens
Módulo 9 – Simulação Pedagógica Final
METODOLOGIA
O curso decorrerá em regime de ensino b-learning na plataforma de aprendizagem Moodle da Census Academy e nas instalações da Census Academy.
Maioritariamente, será utilizada uma componente prática de forma a dotar os futuros formadores de ferramentas que possam assumir as tarefas.
AVALIAÇÃO
Em todos os módulos do curso, são utilizados instrumentos de avaliação com o objetivo de validar os conhecimentos e competências adquiridas pelos formandos, como sejam exercícios práticos e testes. Nas simulações pedagógicas, são utilizadas grelhas de observação e efetuadas autoscopias.
No que diz respeito à avaliação inicial/diagnóstica, realizam-se simulações pedagógicas iniciais para avaliar competências técnicas e pedagógicas de cada formando em contexto de formação; bem como a avaliação das competências ao nível das TIC para, posteriormente, adequar conteúdos e metodologias de aprendizagem;
Na avaliação contínua/formativa, efetuam-se atividades práticas no decorrer de cada módulo para avaliar o desempenho e a aquisição de conhecimentos/competências de cada formando; e realizam-se exercícios de avaliação escritos no final de cada módulo para avaliar a aquisição de conhecimentos e competências de cada formando;
Na avaliação final/sumativa, os formandos realizam uma simulação pedagógica no final da formação, existindo uma ponderação final de todos os resultados obtidos por cada formando no final de cada módulo. Ao longo de toda a formação, seja nas simulações pedagógicas e exercícios práticos em grupo ou individuais, os formadores poderão utilizar grelhas de observação de forma a registar os comportamentos, o desempenho, os conhecimentos, as competências e o feedback obtido em relação a cada formando. Quer nas sessões presenciais, quer nas sessões de formação à distância estes instrumentos são utilizados.
PRÓXIMOS CURSOS
Census Academy
Pedido de Informação
Porquê escolher a Census Academy?
Através de cursos de qualidade à distância pretendemos potenciar as competências dos alunos. Pretendemos que os nossos alunos aprendam a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando todo o curso ao seu ritmo, dentro do prazo.